terça-feira, 23 de setembro de 2008

PRODUÇÕES TEXTUAIS - LÍNGUA PORTUGUESA- PROFE ADRIANA BARBOZA

VOTO

Atualmente vivemos uma crise absurda política brasileira. A cada manhã que abrimos o jornal nos deparamos com escândalos envolvendo os políticos, os quais damos o nosso voto de confiança.
Desde o início do ano de 2006 andam circulando alguns manifestos pela Internet trazendo as seguintes manifestações: vou votar nulo, assim conseguiremos fazer com que nos respeitem. Pois se muitas pessoas votarem nulo, serão obrigados a anularem a eleição e trazer novos candidatos.
Mas não é bem assim, segunda a lei eleitoral, não adiantaria nada a grande parte da população, tendo em vista que teriam outras pessoas que iriam votar, assim sendo, seriam contabilizados tais votos e o candidato que tiver 50% mais dos votos válidos ganha a eleição.
Então devemos tomar cuidado com a ideologia de votar nulo, devemos exercer nossos direitos, votando com consciência e fazendo o melhor dentro das opções apresentadas. Assim, com certeza teremos um país melhor e mais consciente.
Têm muitos candidatos que prometem casa, comida e quando acabam as eleições ....
- ALESSANDRO – 8ª SÉRIE
A importância do voto

Cada voto é uma esperança de que algo poderá melhorar.
O voto nulo é a mesma coisa que colocar esperança fora, pois ele vai mudar vidas de muitas pessoas. Quem vota nulo depois não poderá cobrar dos políticos, pois ele não votou.
Muitas pessoas vendem o seu voto por um prato de comida, mas para mim o voto não tem preço.
O voto é um ato de que cada pessoa deve indicar o representante que deseja ter, fazendo a ajudando nós.
O eleitor deve avaliar cada candidato e escolher o melhor para dar seu voto.
O voto, muitas vezes, é uma ilusão de que vão ganhar algo, pois nem todos os políticos cumprem com aquilo que prometem. São muitas propagandas enganosas para conseguir um voto.
Não se esqueçam com quatro anos é muito tempo para deixar um candidato errado, é preciso que o progresso continue, não fique quatro anos parado.
Existem alguns eleitores que são espertos que não caem na lábia de políticos corruptos, mas os mais que são espertos, que não caem na lábia de políticos corruptos, mas os mais bobos chegam a vender o seu voto.
Quando eu votar vou avaliar político por político, pois eu quero escolher um candidato muito competente e honesto.
O verdadeiro político é aquele que está sempre ao lado do povo, não aquele que só vem ver o povo em tempo de eleições.
O voto é muito importante, ele é um de nossos bens mais preciosos que possuímos.
- RAFAELA – 8ª SÉRIE
VOTO

O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático. Ele consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.
Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, além de policiamento nos locais de votação.
A compra do voto é ilegal, bem com a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas de elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante em nossa região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.
No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Atualmente vivemos uma crise absurda na política brasileira, a cada manhã que abrimos o jornal nos deparamos com um escândalo envolvendo os políticos, os quais demos nosso voto de confiança.
Então devemos tomar muito cuidado em quem votamos. Devemos exercer nossos direitos votando com consciência para termos um país melhor.
- ANDRÉ HAMMEL – 8ª SÉRIE
A importância do voto

O seu voto é muito importante para a sua cidade, pense bem na hora de votar.
Vamos prestar atenção nos políticos, o que eles prometem e o que podem cumprir, o que fizeram no seu passado e o que fazem pelos outros, pelos bairros, pelas ruas, por nosso interior, estradas, por toda a nossa cidade.
No dia 05 de outubro devemos todos mostrar a nossa cidadania, pois é através do voto que podemos escolher bem os nossos representantes por quatro anos.
- VINÍCIUS - 8ª SÉRIE
Voto: compromisso de todos

Nada melhor do que falar em voto agora que estamos perto das eleições.
Como diz o título: votar é um compromisso e dever de todos. Muitos dizem que um voto não faz diferença nenhuma, mas faz sim. Um voto pode ajudar toda a cidade a ter um prefeito e vereadores bons e responsáveis, que cuidem de nossa cidade e ajude as pessoas. Muitos dizem que não tem candidatos bons para votar e acabam jogando o seu voto fora. Pois esses não têm consciência nenhuma do que estão fazendo, porque jogar um voto fora é o mesmo que botar para a rua um bom administrador que poderia fazer muito pela cidade.
O voto é muito importante! Por isso vote! Vai ser bom para todos nós! Pense nisto, não jogue fora seu voto. Vote com consciência!
- BRUNA MULLER – 8ª SÉRIE -
VOTO

O voto é muito importante! Todos tem que votar, é obrigatório! O voto garante o mandato da pessoa por quatro anos. Ele é seguro e secreto, ninguém vai saber em quem votou.
Cada candidato pode fazer propaganda, comícios, mas temos que ficar de “olho aberto” com os corruptos, aqueles que oferecem dinheiro em troca do seu voto, com certeza não queremos pessoas desse tipo em nosso governo.
As pessoas devem ser inteligentes, pois seu voto faz muita diferença e se você não votar ou votar em branco poderá colocar no comando, uma pessoa corrupta que fará mal a você e a toda a sua família, além de não poder querer reclamar do seu direito.
Nós é que escolhemos em quem votar, nós que decidimos quem vai estar no poder, por isso temos que votar com consciência, pensar em nossa família em primeiro lugar e temos o direito e o dever de denunciar candidatos corruptos, só assim vamos ter um país justo. Não podemos esquecer que temos que colocar no comando, candidatos que não só prometem, quem fala muito pouco faz.
Pense bem porque seu voto é muito importante! E se você não votar deve se justificar. As eleições estão aí! Cuidado para não cair em conversas falsas, somos eleitores espertos e não caímos em “ladainha”.
- JAQUELINE DE LIMA – 8ª SÉRIE











5 comentários:

Anônimo disse...

Adriana, achei muito boas as produções textuais dos teus alunos.
É isso mesmo vamos trabalhar assuntos do momento.
BJOS
Elizete

Anônimo disse...

Achei muito legal os textos de todos os alunos!Principalmente o meu é claro(hahaha)capaz, brincadeira.Parabéns para a Jaque e para a Rafa, os textos ficaram 10!Beijos da Bru M.

Anônimo disse...

Bru vce e mnha melhor amiga,tnho muito orgulho dsso pois alem de amiga é muito inteligente,informada,e muito dedicada...continue assim que seras uma vencedora,sou sua fã numero1,esta muito ótimo o seu texto...parabéns...bjócas da tua miguxa jaqueline de lima.

Anônimo disse...

Bruna M eu adorei o seu texto achei bem legal bjs de sua amiguxa Raque.

Anônimo disse...

Bruna Muller!
Achei muito legal o seu texto sobre voto.
Ele é bem legal para quem quer saber um pouco mais sobre o voto!
Também quero dizer para Jaque e para Rafa: seus textos tambem ficaram bem legais.
Adoro vocês miguxas
Bjos Carol